< EM PAUTA >

19/09/2017 às 11:53
Projeto Soluções Cidadãs debaterá logística das escolas municipais em Itumbiara

Em continuidade aos encontros do projeto Soluções Cidadãs: a Câmara de Vereadores e o Ministério Público ouvem a Universidade e Você, será realizado nesta quarta-feira (20/9) o quarto encontro com a população previsto no projeto, desenvolvido em Itumbiara. E, desta vez, a universidade expositora será a Universidade Norte do Paraná (Unopar). O evento acontecerá no Plenário da Câmara Municipal, das 20 horas às 21h30, abordando o tema Logística das Escolas Municipais.

Conforme detalhado pelo diretor da Unopar em Itumbiara, Alfredo Araújo, a iniciativa da parceria com o MP-GO e com a Câmara Municipal despertou grande interesse na universidade, com o envolvimento da comunidade acadêmica. Ele destacou o acerto da proposta, que busca assegurar uso concreto e prático à pesquisa feita no ambiente acadêmico, possibilitando que os estudos possam se converter em políticas públicas.

Na apresentação de amanhã, as estudantes Ana Maria Feitosa Martins e Joyce Abadia dos Santos Marques Garcia, alunas do curso de Pedagogia, com o acompanhamento do diretor, detalharão a pesquisa que foi feita sobre a logística das escolas municipais de Itumbiara. Segundo explica Alfredo Araújo, que já foi secretário de Educação do município, o estudo mostrará os dados levantados em 24 escolas, envolvendo mais de 8 mil alunos, com informações sobre o local de residência. A ideia é mostrar como tem funcionado a logística de alocação dos estudantes nas unidades de ensino, que, muitas vezes, não atendem ao critério de proximidade.

A pesquisa, observa o professor, poderá orientar um futuro planejamento da gestão educacional de forma a garantir que os alunos possam estudar em escolas próximas a suas residências. Isso vale, inclusive, para projetos de construção de novas unidades, que poderão levar em conta as informações sobre a demanda por vagas em cada bairro da cidade.

A iniciativa
O projeto Soluções Cidadãs é uma parceria do Ministério Público de Goiás, a Câmara Municipal de Itumbiara e as unidades de ensino superior do município, que visa compartilhar o conhecimento produzido no meio universitário com a população, possibilitando soluções para problemas que afetam diretamente a comunidade.

A proposta, idealizada pelo promotor Reuder Cavalcante Motta, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Itumbiara, busca produzir e fomentar ideias que sejam amplamente debatidas e possam gerar a elaboração de políticas públicas em benefício da população. Além disso, pretende-se que a iniciativa aumente e incentive a participação dos jovens na política local.

Além da participação presencial, a população poderá acompanhar a audiência ao vivo, por meio da internet e também encaminhar propostas que possam contribuir com as temáticas apresentadas. De acordo com Reuder Motta, alguns dos objetivos do projeto são estimular a participação dos jovens nas discussões apresentadas, o envolvimento de professores e alunos na solução de problemas locais, o incremento dos projetos de extensão das escolas de ensino superior, bem como a inserção dos temas em debates das comissões parlamentares da Câmara e também no Ministério Público, em busca de propostas e medidas que possam ajudar a resolver os problemas discutidos. (Texto: Ana Cristina Arruda e Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Imagem: Fabiana Figueiredo - ESMP)