< EM PAUTA >

26/09/2017 às 11:35
Soluções Cidadãs: estudo sobre logística de escolas da rede pública em Itumbiara é apresentado
Estudantes apresentaram estudo feito com estudantes do município

Com tema relacionado à logística de escolas da rede pública de ensino de Itumbiara, foi realizada na quarta-feira (20/9), no plenário da Câmara Municipal, a quarta exposição do Projeto Soluções Cidadãs. Com fundamento nos dados obtidos por meio de levantamento feito por estudantes de Pedagogia da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), autoridades e moradores da cidade conheceram as propostas e debateram soluções no sentido de diminuir a distância de deslocamento entre a casa e a escola dos mais de 8 mil alunos da rede educacional do município.

Representando o Ministério Público de Goiás, esteve presente o idealizador do projeto, promotor Reuder Cavalcante Motta. Pela Câmara Municipal, compareceram o presidente da instituição, Marcello Gomes, a vereadora Professora Noêmia, que apresentou sugestões, e vários outros vereadores. Pela Unopar, participaram as alunas envolvidas no estudo, Joyce Garcia e Ana Maria Feitosa, além do professor que coordenou o trabalho, Alfredo Araújo. A audiência contou ainda com a presença de vários representantes do setor da educação e moradores da cidade.

Com o objetivo de estimular a melhoria da logística das instituições educacionais do município, as estudantes do curso de pedagogia da Unopar apresentaram resultados de pesquisa com alunos de escolas e CMEIs da rede pública de Itumbiara para traçar uma relação entre os locais de estudo e moradia dos estudantes. Além disso, foram levantados dados de bairros com maior número de alunos, que podem servir de base para uma futura realocação desses estudantes, bem como auxiliar o planejamento para a construção de novas unidades.

Ao fim da apresentação, representantes da educação e moradores debateram os resultados e expuseram sugestões e críticas. O estudo feito pelas acadêmicas da Unopar será entregue à Câmara Municipal, à prefeitura e à Secretaria de Educação do município.

O projeto
O projeto Soluções Cidadãs é uma iniciativa do MP-GO, representado pelo promotor Reuder Motta, em parceria com a Câmara Municipal de Itumbiara e instituições de ensino superior de Itumbiara visando à aplicação do conhecimento produzido nas universidades em melhorias para a população por meio da elaboração de políticas públicas. Durante as exposições, a população é convidada a participar ativamente das atividades. A cada exposição, um tema diferente é escolhido, com a participação de alguma instituição presente no município.

Nas edições anteriores foram debatidos temas relativos a crescimento urbano, tratamento de esgoto e aterro sanitário. Participaram alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Instituto Luterano de Ensino Superior (Iles)-Ulbra.

A próxima exposição será no dia 18 de outubro. Com a temática de transporte público, apresentarão a pesquisa alunos do Instituto Federal Goiano (IFG). (Texto: Bruno Corrêa - Estagiário da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO/ Supervisão: Ana Cristina Arruda/ Fotos: Heber Arantes)